Como foi? Lançamento do livro “Croácia no Brasil até 1918: Primeira fase de imigração”

Já são dois os livros lançados!

Já são dois os livros lançados!

No dia 21 de maio, um domingo, tivemos na sede da Croatia Sacra Paulistana o lançamento do segundo livro sobre a imigração croata para o Brasil. Organizado pelo Prof. Milan Puh e escrito a seis mãos, por ele e também por Rafael Padula Maradei e Roger Cavalheiro Silva, o livro intitulado “Croácia no Brasil até 1918: Primeira fase de imigração” começa a tratar de forma pormenorizada a chegada dos croatas ao Brasil, dando sequência ao primeiro livro, mais generalista, intitulado “A Croácia no Brasil: Histórias de uma imigração”. Nos próximos anos serão lançados mais dois livros, um referente à imigração entre as duas Grandes Guerras e outro tratando da imigração pós-1945.

Estes livros fazem parte do projeto “História dos croatas e da imigração croata no Brasil”, financiado pelo Escritório Estatal para croatas fora da Croácia, cujos objetivos são elucidar o contexto de emigração – razões e causas que impulsionaram tantas pessoas residentes na Croácia a saírem para sempre de suas casas, como também explicar como se deu a presença desses imigrantes no Brasil.

No evento tivemos duas presenças musicais croatas: Stjepan Večković, músico que estuda (e faz!) instrumentos musicais tradicionais da Croácia, e Elis Lovrić, cantora, que já esteve conosco em outras ocasiões (VEJA AQUI).

Stjepan Večković abriu o evento, tocando uma de suas gajde (família de instrumentos que inclui a gaita de foles). Em seguida, Milan Puh trouxe um relato sobre a imigração, que contou a história de um imigrante regressado á Croácia, mostrando as dificuldades pelas quais passavam os imigrantes no Brasil.

doces lançamento livroPara quem não pôde comparecer, exemplares de ambos os livros podem ser adquiridos todos os sábados (exceto feriados!) na sede da Croatia Sacra Paulistana ou entrando em contato com o nosso presidente, Tomislav Correia-Deur, pelo e-mail tomislav @ uol.com.br

Agradecemos a todos que compareceram e esperamos que tenham gostado! Para ver fotos de como foi, basta clicar AQUI.

Até o próximo evento!

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *