Como foi? Semana da Croácia 2015

Criada no ano passado, impulsionada pelos eventos da Copa do Mundo no Brasil, a Semana da Cróacia, realizada pela Croatia Sacra Paulistana, chegou a sua segunda edição recheada de novidades e eventos para todos os gostos.

O evento, que foi dos dias 20 a 23 de junho, comemora o Dia Nacional da Croácia, em 25 de junho. A comemoração contou com presença de uma delegação de Pula, além de outros convidados e atividades ao público.

 

A Semana da Croácia iniciou com enfoque na diversidade biológica do país. A diretora da Biblioteca Municipal, Nela Naćinović, fez uma breve apresentação sobre a flora croata, focando em especial nas espécies raras de orquídeas, e também na variedade de borboletas e na foca croata, quase extinta na região. A sede da Croatia Sacra Paulistana ficou cheia de fotos sobre a fauna e flora do parque natural Kamenjak, da região de Pula, além de um passeio virtual através de códigos QR espalhados para o público.

Entradas do almoço

Entradas do almoço

A culinária foi outro aspecto importante do evento. Com a participação do chefe Franko Mocko, que apresentou pratos típicos da Ístria, teve início o festival gastronômico do país eslavo, com bebidas e pratos diversos servidos ao público. A ocasião contou com um curso de culinária para ensinar o preparo de pratos croatas, em especial os salgados, feitos à base de porco, chucrute e salsicha. No domingo, o foco foi ensinar o preparo de pratos doces.

 

No domingo também foi realizado o sorteio dos prêmios da rifa, sendo o prêmio máximo uma estadia de 7 dias no Resort Park Plaza Verudela, em Pula, na Croácia, para até 4 pessoas, com direito a um jantar preparado pelo chef Franko Mocko. A ganhadora da rifa foi a Branka, que alguns devem conhecer como “a senhora que fica no caixa” na maioria dos eventos da Croatia Sacra Paulistana. Parabéns para ela!

 

Já no terceiro dia da Semana da Croácia, jornalistas, agências de turismo e operadoras de turismo estiveram presente na apresentação de Pula, da Ístria e da Croácia. O objetivo foi apresentar como foi o crescimento da região, principalmente no turismo. O evento foi encerrado com um coquetel e uma apresentação musical da cantora Elis Lovrić, que deu uma pitada de como seria seu show no dia seguinte.

Delegação de Pula. Da esquerda para a direita: Elis Lovrić, cantora; Milan Puh, professor de croata na Croatia Sacra Paulistana; Sanja Cinkopan Korotaj, diretora da agência de turismo de Pula; Franko Mocko, chef de cozinha; e Nela Naćinović, diretora da Biblioteca Municipal de Pula.

Delegação de Pula. Da esquerda para a direita: Elis Lovrić, cantora; Milan Puh, professor de croata na Croatia Sacra Paulistana; Sanja Cinkopan Korotaj, diretora da agência de turismo de Pula; Franko Mocko, chef de cozinha; e Nela Naćinović, diretora da Biblioteca Municipal de Pula.

 

Tendo o Auditório da Faculdade de Educação da USP como palco, foi apresentada a palestra “Conhecimento regional na biblioteca: a experiência croata”, a qual foi focada na preservação de cultura e literatura regional. Após a palestra, a cantora Elis Lovrić apresentou seu show “Kanat od mora” (Canto do Mar), que foi uma combinação de som tradicional croata com a modernidade, tudo com muito sentimento. Uma experiência única para todos que estavam presentes.

 

Em entrevista ao Voz de Croacia, no programa Magazin, Milan Puh, organizador e diretor de eventos da Croatia Sacra Paulistana, deu algumas palavras sobre a Semana da Croácia e o sucesso do evento, já na segunda edição. O áudio, em espanhol, pode ser acessado clicando AQUI, a partir de 08:37.

“Decidimos organizar a segunda Semana da Croácia em SP visto que a primeira edição, que ocorreu no ano passado, despertou um enorme interesse do público”, disse Milan. Nesta edição, mais visitantes, croatas ou não, participaram das atividades durante os 4 dias.

Exposição da fauna e flora do parque nacional Kamenjak

Exposição da fauna e flora do parque nacional Kamenjak

O programa destacou os convidados da Semana da Croácia, como a delegação de Pula, a diretora da biblioteca municipal e a participação da cantora Elis Lovrić. “Esta edição teve um crescimento visível, com um público mais variado. O cardápio foi bem diversificado e muitos visitantes não sabiam da enorme quantidade de orquídeas na Croácia”, comenta Milan.

A Semana da Croácia existe como “ponte” entre o Brasil e a Croácia, assim sendo, como explicado no programa, uma maneira de mostrar os aspectos em comum entre ambos os países. A ideia do projeto é popularizar a cultura, inclusive entre croatas que moram em outros estados brasileiros.
A galeria de fotos contendo imagens da Semana da Croácia pode ser acessada clicando AQUI.

 

(escrito por Fabrício Luz)

Tags:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *